Secretário do Tesouro volta a afirmar que país cumprirá meta de superávit primário

05/08/2009 - 1h51

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O secretário do Tesouro Nacional, ArnoAugustin, reafirmou hoje que os efeitos da economia na arrecadaçãode impostos e contribuições federais serão melhores do que osregistrados até agora. Os números de junho divulgados pelaReceita Federal mostraram a oitava queda consecutiva na comparaçãocom o ano anterior.

“No segundo semestre, vamos ter efeitos melhores da economia sobrea atividade fiscal, portanto a expectativa é de que o resultadofiscal do segundo semestre e a arrecadação tributária sejammelhores,”, disse.

Augustinvoltou a afirmar que o governo vai cumprir a meta de superávitprimário (a economia que o país faz para honrar compromissosfinanceiros), já ajustada para 2,5 % do Produto Interno Bruto porconta da crise econômica internacional e das medidas adotadas pelo governo para enfrentar as turbulênciasque começaram a ser sentidas no Brasil a partir de outubro do anopassado.

“Vamoscumprir a meta de primário, que é menor por conta da decisão deatuar na economia no sentido de anticiclicamente criar um ambientefavorável para o crescimento e isso significa, mesmo no momento demenor receita, manter investimento”.

Augustin fezas declarações depois de participar de reunião da Comissão deFinanças e Tributação da Câmara. Em encontro fechado com osparlamentares, ele apresentou os números do governo central (formadopor União, Previdência e Banco Central).

Segundo ele,os números serviram para deixar claro que a situação em que seencontra o Brasil é “consistente do ponto de vista fiscal” e asmedidas adotadas pelo governo tem ajudado a economia” a sofrermenos em função da crise internacional.

“Nós jáestamos enxergando que o Brasil superou bem os momentos maisdifíceis, mas ainda é preciso olhar a situação com atenção, masos sinais são bons e são positivos. Ou seja, há sinais de queestamos melhorando em termos de atividade econômica e portandoestimamos um segundo semestre bem melhor do que o primeiro.”

Augustin nãoquis antecipar novas medidas para enfrentar a crise e informou que asações do governo foram importantes pois criaram um ambienteeconômico que produziu resultados. Segundo ele, o governo continuaatento, mas de forma geral a situação é positiva.“Entendoque devemos continuar atentos à economia, mas o que já foi feito demedidas foi importante e criou um ambiente e está produzindoresultados. Essa é a avaliação do momento. Agora, a gente sempreestá com obrigação de verificar como está indo cada setor, mas aavaliação geral é positiva”.