Escolas municipais do Rio adiam mais uma vez o reinício das aulas por causa da gripe suína

05/08/2009 - 19h09

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os 711 mil alunosdas 1.062 escolas municipais do Rio de Janeiro só devemretornar às aulas no próximo dia 17, por causa dainfluenza A (H1N1) – gripe suína. O anúncio doadiamento do reinício das aulas foi feito pelos secretáriosmunicipal de Educação, Claudia Costin, e de Saúde,Hans Dohmann.

Eles participaram hoje (5) de umprograma veiculado em televisão aberta, dirigido aos 30 milprofessores do município, quando responderam perguntas eesclareceram dúvidas sobre os procedimentos em sala de aula emrelação à doença.

"Chegamos à conclusãoque o mais prudente é adiar por mais uma semana o retorno àsaulas. Para as professoras e alunas grávidas, postergamos oretorno para o dia 24", disse Costin.

Ela afirmou ainda que a volta dasférias escolares poderá inclusive ser adiada novamentese as estatísticas sobre a doença não apontaremum declínio no número de casos. Nas 254 creches epré-escolas municipais, o retorno das 30 mil criançasatendidas está programado para o dia 24.

Cada unidade ensino do municípiovai receber, até a próxima sexta-feira (7), um kitbásico de prevenção, incluindo corposdescartáveis, sabonetes e álcool gel. A orientaçãopara os professores, funcionários e alunos é que nãocompareçam à escola, caso apresentem sintomas de gripe.Segundo Costin, caso um aluno apresente sintoma da doença,deve ser isolado dos demais em sala de aula, "mas sem causarconstrangimento".

Dohmann e Costin vão voltar a sereunir na próxima semana, para analisar os dados sobre oscasos confirmados de gripe suína no Rio de Janeiro, para umanova decisão sobre a retomada das aulas. Segundo o secretáriode Saúde, serão levadas em consideraçãouma série de variáveis sobre o comportamento da doença,como número de casos e consultas, evolução deóbitos e número de internações.

"Quando identificarmos que jáestivermos passando do momento de maior incidência da gripe,será o momento adequado para a volta às aulas",disse Dohmann. De acordo com ele, a expectativa é de declíniono número de casos nos próximos 15 dias.