Conselheiro nega que Estados Unidos planejem instalar bases militares na Colômbia

04/08/2009 - 22h50

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, James Jones, negou hoje (4) que o governo norte-americano tenha planos de instalar novas bases militares na Colômbia. Segundo ele, a iniciativa representa a continuidade da cooperação para controle do narcotráfico no país sul-americano, em vigor desde o ano 2000.

Jones está em Brasília, onde, hoje, se reuniu com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tratar de interesses comuns aos Estados Unidos e ao Brasil. Oficialmente, os dois conversaram a respeito de assuntos como a transferência de tecnologia e as ações de proteção ao meio ambiente para conter o aquecimento global, até que o tema sobre a Colômbia surgisse.

Desde que foi anunciado, em meados de julho, o novo acordo militar entre a Colômbia e os Estados Unidos vem sendo contestado por líderes sul-americanos como os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e o equatoriano, Rafael Correa, que enxergam na iniciativa uma forma dos norte-americanos incrementarem a sua presença no país vizinho.

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já afirmou que a instalação de novas bases militares na Colômbia não o agrada. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pediu mais transparência sobre os termos do acordo. 

Segundo nota divulgada pela assessoria do ministério, Jones reafirmou a intenção do presidente Barack Obama de estreitar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Jobim, por sua vez, teria enfatizado que a integração entre os países sul-americanos é importante para a estabilidade mundial e que o Brasil e os Estados Unidos podem contribuir para isso.

Além do conselheiro, também participaram do encontro com Jobim o embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, o subsecretário de Defesa para Aquisição, Tecnologia e Logística, Ashton Carter, e a subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional, Ellen Tauscher.