Deputado cobra uso de recursos do orçamento para apoio à comercialização de produtos agrícolas

04/08/2009 - 21h25

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ogoverno federal gastou até o momento apenas R$ 3,2 bilhões dos R$5,2 bilhões previstos no Orçamento Geral da União de 2009 paraapoio à comercialização de produtos agrícolas. A afirmação foifeita hoje (4) pelo deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS),vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados,que se encontrou com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes,para cobrar a liberalização do restante dos recursos.

Oparlamentar disse que o Ministério da Fazenda é favorávelà venda de produtos dos estoques governamentais para comprar mais, oque , segundo ele, seria ruim para os agricultores. “Isso afetaria ainda mais o preçoe iria em caminho contrário à finalidade do programa [de apoio à comercialização], que é degarantir o mínimo de renda aos produtores.”

Umasolução para o problema deve ser apresentada amanhã (6), num encontroentre os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, doPlanejamento, Paulo Bernardo, e o ministro interino da Fazenda,Nelson Machado. Os mecanismos de apoio àcomercialização são usados quando os valores praticados no mercadoestão abaixo daqueles estabelecidos pelo programa de garantia depreços mínimos do governo.