Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro adia volta às aulas por causa da gripe suína

03/08/2009 - 18h03

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, região metropolitana do Rio, adiou para o dia 17 o iníciodo segundo período letivo, que estava programado para a próximasegunda-feira (10). A pró-reitora de Ensino de Graduação dauniversidade, Nídia Majerowicz, disse que a decisão tem caráterpreventivo e foi adotada para evitar o contágio pelo vírusInfluenza H1N1, causador da gripe suína.

Segundo a professora,até o momento, não foi detectado nenhum caso de influenza A (H1N1) – gripe suína – nauniversidade. A decisão de adiar a volta às aulas foi tomada apósreuniões entre os responsáveis pela área de saúde na universidadee representantes da secretarias de Saúde da região e do estado doRio.

“O que existe é umapreocupação com prevenção, porque temos um alojamento nauniversidade onde moram 2 mil estudantes que vêm do Brasil inteiro etambém de outros países”, disse Nídia, em entrevista à AgênciaBrasil. Pelo restaurante universitário,circulam diariamente cerca de 3.500 pessoas, lembrou a professora.

Além disso, 32universitários estrangeiros – a maioria africanos – vãoparticipar do segundo semestre letivo na Universidade Federal Ruraldo Rio de Janeiro. A presença deles na UFRRJ é resultado deconvênio entre o Brasil e outros países em desenvolvimento.

Por isso, assecretarias de Saúde recomendaram o adiamento do reinício das aulasà espera do aumento das temperaturas. “Esse tipo de vírus temmuita facilidade de se propagar em temperaturas baixas. A expectativaé que, adiando [as aulas], as condições ambientais sejammenos favoráveis à disseminação da doença”, afirmou aprofessora.De acordo com a pró-reitora daUFRRJ, outras universidades estão estudando a possibilidade de adiaro reinício das aulas por causa da gripe suína.