Brasil manda de volta para o Reino Unido lixo enviado em contêineres

03/08/2009 - 17h35

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um naviocom 40 contêineres de lixo enviados ilegalmente ao Brasil peloReino Unido deixou hoje (3) o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, por volta de11h45. O embarque do lixo no navio MSC Oriane começou a ser feito nosábado (1°). Por causa do mau tempo, com ventos de mais de70 quilômetros por hora, a saída da embarcaçãofoi adiada de domingo (2) para hoje.

Segundoinformações do porto, o navio fará escala emSantos (SP) para recolher mais 41 contêineres de lixo, antes deseguir para Felixstow, no Reino Unido. A previsão é queo descarregamento da carga no porto britânico ocorraaté o próximo dia 21.

Uma outraremessa de lixo, ainda sem previsão de data, terá queser feita para despachar o conteúdo de oito contêineres,que foram abertos e esvaziados no porto de Caxias do Sul, tambémno Rio Grande do Sul.

No total,o Brasil recebeu mais de mil toneladas de lixo enviadas ilegalmentedo Reino Unido. A empresa importadora havia informado que a carga erade polímeros de etileno e resíduos plásticos. Mas a Receita Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambientee dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontraram –após uma denúncia anônima – fraldas usadas,pilhas, seringas utilizadas, lixo doméstico, preservativos,entre outros produtos.

Osimportadores foram multados pelo Ibama e os responsáveis pelaexportação estão sendo investigados pelasautoridades ambientais britânicas.