Amazonas lança até o fim do mês licitações para obras da Copa 2014

02/08/2009 - 14h17

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Até o fim de agosto, o governo do Amazonas deve iniciar o processolicitatório para a execuçãodas obras da arena multiuso e entorno da Copa 2014, em Manaus.Seguindo cronograma estabelecido pela Fifa (sigla em inglês para aFederação Internacional de Futebol), o trabalho deve ser iniciadono primeiro trimestre de 2010.Além da construção da arena, serãoexecutados os projetos dos centros de treinamento e da nova matriz detransporte urbano e infraestrutura. Ações para melhoria no visualda cidade, articulação para a construção de unidades hoteleiras efortalecimento do sistema de saúde pública também estão previstaspara Manaus nos próximos quatro anos.

Deacordo com o titular da Secretaria de Estado de Planejamento eDesenvolvimento Econômico (Seplan), Denis Minev, o estádio VivaldoLima será demolido para a construção da Arena Copa Manaus na mesmaárea, que deve custar cerca de R$ 580 milhões.

O projeto que o Amazonasapresentou à Fifa foi concebido por uma empresa de arquitetura alemã(GMP) e inclui aspectos ecologicamente corretos, como o uso de água da chuva, ventilação e refrigeração e iluminação naturais.  A meta é  concluir o complexo desportivo até meados de 2013 para receber os jogos da Copa das Confederações.

A Fifa exige que os estádios da Copa tenham capacidade mínima para40 mil pessoas. Com a construção da nova arena, o Estádio VivaldoLima, que atualmente comporta 32 mil torcedores, terásua capacidade ampliada para atender até 47.450 pessoas.

Noúltimo dia 27, foi realizada na capital amazonense a primeiraaudiência pública para a apresentação da proposta para construçãoda arena multiuso e entorno.

Para o secretário de Esportes do Amazonas,Júlio César Soares, a audiênciapública foi o primeiro passo para cumprir os 26 requisitos previstos pela Fifa. Segundo ele, existem no estado oito grupos detrabalho em torno do comitê organizador local, com funçõesdistintas.

“Aaudiência foi de grande qualidade e forneceu muitasinformações. O estádio terá função multiuso, incluindoatividades culturais. Só na parte interna do estádio, debaixo daarquibancada, deve-se ter capacidade para estacionar 2 milveículos e cerca de 150 ônibus.”, informou.

Tambémparticiparam da audiência pública representantes dos ministériospúblicos Estadual e Federal, da Câmara Municipal, da AssembléiaLegislativa e de associações comunitárias. As propostas encaminhadas pelos participantes  durante a audiência serãoavaliadas pelos consultores e poderão ser aproveitadas no projetooriginal de construção da nova arena.