Prefeitura e governo estadual lançam ação integrada para recuperar Cracolândia

22/07/2009 - 23h00

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Com oobjetivo de realizar uma recuperação social no centrode São Paulo, a prefeitura e o governo do estado lançaramhoje (22) uma ação integrada com mais de 20 órgãos.O foco da operação é a região daCracolândia, ruas onde o crack é consumido ecomercializado abertamente. A ação, intitulada Ação IntegradaCentro Legal, inclui medidas de segurança,saúde e assistência social.

Segundoo secretário municipal de Saúde, Januário Montone , aação será “perseverante e permanente” epoderá sofrer ajustes a longo do tempo. Entre as atividadesrelativas à área da Saúde, ele destacou que 126 agentescomunitários percorrerão diariamente as ruas da regiãocentral abordando os pessoas em situação de rua eencaminhando os casos de maior “debilidade de saúde” paraos hospitais.

Aparticipação do Ministério Público (MP)irá facilitar, de acordo com Montone, a possibilidade deinternação involuntária de viciados em drogas.Conforme previsto por lei, o procedimento pode ocorrer caso hajadeterminação médica e aprovação doMP.

Osresultados das ações não serão imediatos,ressaltou o coronel Marcos Chaves. “Não vamos resolver nemhoje, nem amanhã um problema de, no mínimo, 40 anosinstalado na região”, afirmou. A Polícia Militar vaimobilizar 250 policiais e 57 viaturas para o patrulhamento da área. Constamdo balanço do primeiro dia da ação três prisões de supostos treficantes de drogas.

O policiamento se concentrará na área que fica entre o Elevado Costae Silva, a Avenida Ipiranga, a Alameda Ribeiro da Silva e a AlamedaCleveland. Também receberão atençãoespecial locais para onde pode haver migração dosusuários de droga e pessoas em situação de rua,como a Praça Ramos de Azevedo e a Praça da Sé.

Oscortiços e pensões da área estão sendodesativados. Além da moradia precária, esses lugaressão, segundo a polícia, utilizados por traficantes dedrogas. As pessoas que vivem nesses locais poderão ir paraalbergues mantidos pela prefeitura. Durante a ação de hoje, 20 imóveis foram interditados.