Melhores condições de trabalho na produção de etanol torna país mais competitivo, diz Lula

29/06/2009 - 9h07

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar a assinatura do Compromisso Nacional paraAperfeiçoar as Condições de Trabalho naCana-de-Açúcar,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (29) quequanto melhor for a imagem da produção de etanol nomundo, mais vantagem terá o país na disputacomercial.

“Haviaum ranço em relação às condiçõesdos trabalhadores. A imagem é sempre muito negativa daquelestrabalhadores chamados de bóias-frias, comendo comida gelada,não tendo água para beber ou banheiro”, disse, durante oprograma semanal Café com o Presidente.

Dentreos destaques do acordo, Lula ressaltou o fim do chamado“atravessador” ou “gato” – trabalhador que sai de um estadopara cortar cana durante o período de safra de outro estado.“Muitas vezes, esse trabalhador não era bem tratado”,afirmou.

Elegarantiu ainda que, a partir de agora, será assegurada “maiortransparência” na fiscalização da canacortada. De acordo com o presidente, os trabalhadores vão terconhecimento prévio do preço a ser pago e da forma demedição. Além disso, eles vãoreceber equipamentos de proteção individual.