Gripe suína: Itaqui é segundo município gaúcho a decretar situação de emergência

29/06/2009 - 11h49

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oprefeito de Itaqui (RS), Gil Marques Filho, decretou situaçãode emergência por causa dos casos de influenza A (H1N1) –gripe suína. A cidade registra duas pessoas com suspeita dadoença. Este é o segundo município gaúchoa tomar essa medida – na semana passada, a prefeitura de SãoGabriel também decretou situação de emergência.

O decretoinforma que a medida foi tomada por causa da proximidade do municípiocom fronteira argentina, além da chegada do inverno e do fluxode pessoas (aproximadamente 200 por dia) no porto local.

De acordocom um comunicado, todas as aulas em Itaqui foram suspensas peloperíodo de dez dias, contados a partir do último sábado(27) – data da publicação do decreto.

A notaacrescenta ainda que a equipe da Vigilância Sanitária intensificou o trabalho de monitoramento eorientação às pessoas que ingressam no município através da Aduana da Receita Federal, no Cais do Porto, provenientesda Argentina e demais países vizinhos.

ASecretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que chega a 76 o número de casos de gripe suína no estado.Já o balanço feito pelo Ministério da Saúdeconfirma apenas 40 casos no Rio Grande do Sul.

Há ainda 97 casos suspeitos. No municípiode Santa Maria, uma menina está hospitalizada em estado considerado grave, segundo nota da secretaria. Os demais pacientes estão sendo monitorados em casa. Um gaúchode 29 anos, que faleceu na manhã de ontem (28) deinsuficiência respiratória, é o primeirobrasileiro a morrer em consequência do vírus Influenza H1N1.