Casal Kirchner é derrotado em eleições legislativas na Argentina

29/06/2009 - 10h15

Da Agência Brasil

Brasília - Oscandidatos do partido da presidente da Argentina, Cristina Kirchner,ao Congresso Nacional foram derrotados nos principais distritoseleitorais do país. É o que apontam os primeiros dadosda apuração oficial das eleiçõeslegislativas realizadas ontem (28), de acordo com a BBC Brasil. Até o momento, 88,2%dos votos já foram apurados.

Naprovíncia de Buenos Aires – que representa 38% do eleitoradonacional – o ex-presidente Néstor Kirchner, do PartidoJusticialista (peronista) e Frente para a Vitória, teriaperdido para o candidato da oposição, Francisco deNarváez, por cerca de 2% dos votos.

Odado foi considerado uma derrota para o governo, já que aprovíncia é o carro-chefe de todas as eleições.“Perdemos na província por muito pouco e o mesmo ocorreu emoutros distritos. Estamos preparados para continuar a governabilidadee a administração da Argentina com amor”, disseNéstor Kirchner, na madrugada de hoje (29).

Osresultados também foram favoráveis à oposiçãonas províncias de Santa Fé, Córdoba e Mendoza –as maiores depois de Buenos Aires – além de Entre Rios eSanta Cruz, terra de Néstor Kirchner.

Diantedo resultado das eleições, o governo passaria dosatuais 116 deputados para 94, longe do quórum própriode 129 votos. A oposição, com diferentesforças políticas, passaria de 91 para 122 cadeiras naCâmara. O governo também perderia maioria no Senado.

Osdeputados e senadores eleitos, que renovam parcialmente a Câmarados Deputados e o Senado, assumem os cargos em dezembro.