Governo brasileiro condena sequestro do presidente de Honduras

28/06/2009 - 14h56

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - OMinistério das Relações Exteriores informou queo governo brasileiro condena “de forma veemente” o sequestro dopresidente de Honduras, Manuel Zelaya, retirado hoje (28) da residênciaoficial à força por militares e levado para a CostaRica.

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva segue acompanhando asituação por meio de contatos com outros chefes deEstado do continente e de informações repassadas peloministro Celso Amorim.“O governo brasileiro condena de forma veemente a açãomilitar que resultou na retirada do presidente de Honduras, JoséManuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no diade hoje e sua condução para fora do país”, diza nota.

OItamaraty afirma que ações militares com a de hoje emHonduras atentam contra a democracia e não condizem com oestágio de desenvolvimento político da AméricaLatina.

“Eventuaisquestões de ordem constitucional devem ser resolvidas de formapacífica, pelo diálogo e no marco da institucionalidadedemocrática. O governo brasileiro solidariza-se com o povohondurenho e conclama a que o presidente Zelaya seja imediata eincondicionalmente reposto em suas funções”, deacordo com o texto.

Zelaya foi sequestrado horas antes de Honduras iniciaruma consulta pública para reformar a Constituição,o que daria ao presidente a possibilidade de reeleição.A consulta foi considerada ilegal pelo Parlamento e pela SupremaCorte do país.A Organização dos Estados Americanos (OEA) está reunida em Washington em caráter extraordinário para analisar a crise em Honduras.