Conferência discute relações etnorraciais no Brasil

25/06/2009 - 6h39

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apartir de hoje (25), Brasília sedia uma sériede debates sobre políticas voltadas para as relações etnorraciais. A 2ª Conferência Nacional daIgualdade Racial vai reunir cerca de 1,5 mil pessoas do Poder Públicoe de movimentos sociais no Centro de Convenções UlyssesGuimarães.

Empauta, temas como a titulação de terras quilombolas,cotas no ensino superior, religiões de matrizes africanas,programas de saúde voltados para a populaçãonegra e o combate ao racismo institucional, entre outros.

Serãotratadas ainda demandas específicas dos povos indígenase de etnia cigana. Os seis eixos centrais das discussões são: terra, educação, trabalho e renda, segurança e justiça, saúde e políticas internacionais.

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Edson Santos, daSecretaria de Especial de Políticas de Promoçãoda Igualdade Racial (Seppir), participam da cerimôniade abertura, às 18h.

De acordo com o ministro, na conferência será feita uma avaliação das políticas públicas de promoção da igualdade racial existentes no país e das maneiras de transformá-las empolíticas de Estado.

Osdelegados eleitos nas etapas municipais, regionais, estaduais etambém na Plenária Nacional de Comunidades Tradicionaisvão se reunir até domingo (28), quandoserá apresentado o relatório final sobre o encontro.