Mercado de capitais brasileiro quer atrair investidores minoritários de outros países

24/06/2009 - 20h29

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Atrair para o mercado de capitaisnacional os investidores minoritários estrangeiros é umdos objetivos da Associação de Investidores no Mercadode Capitais (Amec), disse hoje (24) o novo presidente da entidade,Walter Mendes, durante evento comemorativo dos três anos defundação da Amec.

Walter Mendes afirmou,também, que além de trazer os investidoresestrangeiros, que têm interesse comum de aumentar a governançae defender o acionista minoritário, a entidade pretendefortalecer as comissões técnicas e as relaçõescom os fundos de pensão.Para o presidente da AssociaçãoBrasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Antonio Castro, quetambém participou do evento, a proposta da Amec de atrair osinvestidores minoritários de outros países é“extremamente lógica”. Falando à AgênciaBrasil, Castro analisou que “a partir do momento em que a Amecrepresenta fundos brasileiros, porque não representar tambémfundos internacionais”. Castro disse ainda que os sistemas para osacionistas minoritários são comuns a todos. “Eu achomuito interessante. A diversidade que pode ser observada na própriacomposição da Amec vai permitir isso. A gente ouve essetipo de coisa com muita alegria”, afirmou.

Criada há trêsanos, a Amec se propõe a ser um fórum de debate edefesa dos acionistas minoritários. Ela reúneatualmente cerca de 40 gestores de fundos de ações emultimercados.