Secretaria de Saúde de SP pede que população não viaje para Argentina e Chile

23/06/2009 - 15h18

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - ASecretaria de Saúde de São Paulo recomendou hoje (23),por meio de nota, que as pessoas evitem viajar à Argentina e ao Chile por causa do risco de contrair a influenza A (H1N1) –gripe suína. A orientação também éválida para os demais países da América do Sulque registram transmissão da doença.

Atualmente,São Paulo é o estado com a maior quantidadede diagnósticos confirmados – 149 no total, além de69 pacientes sob suspeita - no país.

De acordo com balanço da secretaria, 40% dos 116 casos de gripe registrados em São Paulo foram depacientes que se infectaram durante viagem à Argentina e 15,5% contraíram a doença nos Estados Unidos. OChile responde por 5,1% dos casos entre os paulistas e o Canadá,por 2,5%. Os demais países apontados como locais prováveisde infecção foram a França, a Inglaterra, o Méxicoe o Uruguai.Aindade acordo com o estudo, a idade média dos pacientes éde 27 anos e a faixa etária predominante é entre 21 e30 anos (31%), seguida pela faixa de 31 a 40 anos (15,5%). Do totalde casos confirmados, 54,3% são do sexo masculino.

Arestrição a viagens vale, sobretudo, para mulheresgrávidas, pessoas imunodeprimidas como pacientes com câncere em tratamento de aids, crianças menores de 2 anos e idososcom 60 anos ou mais. O risco de apresentarem complicaçõesem decorrência da infecção pelo vírus, deacordo com a secretaria, é maior nesses grupos.