Marinha e Aeronáutica continuam buscas mesmo com redução de chances de achar mais corpos

22/06/2009 - 22h27

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Mesmo depois de seis dias sem encontrar mais corpos ou despojos de vítimas do acidente com o voo 447 da Air France, a Aeronáutica e a Marinha vão continuar com as buscas aos desaparecidos da tragédia aérea que matou 228 pessoas. Embora nenhum novo corpo tenha sido localizado hoje (22), possíveis destroços do avião Airbus A 330 foram avistados por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). “Infelizmente, as possibilidades [de novos corpos serem encontrados] vão diminuindo a cada dia. Mesmo assim, por enquanto, as buscas vão continuar”, afirmou o o capitão de fragata Giucemar Tabosa, do Centro de Comunicação Social da Marinha à Agência Brasil.

Segundo Tabosa, os coordenadores da operação militar conjunta se reuniram na manhã de hoje para avaliar a continuidade das buscas. Eles concluíram que, por enquanto, existem plenas condições logísticas para que os aviões e navios militares continuem com a missão ainda sem prazo para acabar.

As reuniões de avaliações serão realizadas a cada dois dias, para que se analisem questões de estratégais de buscas como a direção das correntes, as condições de clima, o tempo transcorrido desde o último resgate de um corpo ou despojo (partes que não podem ser caracterizadas como corpos) e as dificuldades de abastecimento dos navios e aviões militares.

Desde o início das buscas, no dia 1º deste mês, os aviões que participam da operação já voaram quase 1.350 horas, vasculhando cerca de 320 mil quilômetros quadrados, uma área correspondente a mais de duas vezes o estado do Ceará.