Infectologista considera prudente decisão de antecipar férias escolares por causa da gripe

23/06/2009 - 14h45

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A decisãoanunciada por algumas escolas do país de antecipar o períodode férias diante de casos confirmados de influenza A (H1N1) –gripe suína – é “prudente”, de acordo com oinfectologista e diretor do Instituto Emílio Ribas, DavidUip.

Atéo momento,  três escolas do estado de SãoPaulo  fecharam as portas e anteciparam as fériasescolares, depois da confirmação de que alunos foram infectados pelo vírus.

“Estamosno fim de semestre letivo e a gente vê, incluisve, que asfamílias ficaram mais tranquilas. É uma situaçãode prudência mas, em hipótese alguma, de pânico”,destacou Uip em entrevista à TV Brasil.

Para o médico,o aumento de casos registrados no país nos últimos diasnão surpreende, por conta da chegada do inverno. “As pessoasficam mais próximas, debaixo do mesmo teto”, disse. Outrofator que, segundo ele, colaborou  foi a ocorrência do feriado prolongado de Corpus Christi, quando muitos brasileiros fizeram viagensao exterior.

OMinistério da Saúde já confirmou 240 casos nopaís – 25 novos nas últimas 24 horas.

Sobre a eficácia do controle da doença pelas autoridades epidemiológicasbrasileiras, ele disse que a maior quantidade de casos revela “uma vigilânciaativa e atenta”. “Há o que é possível fazere o que não é possível, e não épossível evitar que tenhamos casos de gripe aqui”.

Uip ressaltou que medidas como lavaras mãos e cobrir a boca ao espirra ou tossir são uma forma de a população se prevenir. Ele lembrou  a importância de evitar aglomerações.“É um momento de ficar mais tranquilo e um pouco maisisolado”.