Cidade do RS é a primeira a decretar situação de emergência por conta de gripe suína

23/06/2009 - 10h23

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aprefeitura de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul,declarou situação de emergência porconta do número de casos supeitos de influenza A (H1N1)– gripe suína – no município. Ao todo, 19 pessoasestão sendo acompanhadas. Osresultados das análises de laboratório estãoatrasados mas devem ser divulgados ainda hoje (23). A cidade é a primeira no Brasil a adotar a medida.

Todas asescolas – públicas e privadas – tiveram as aulassuspensas. A realização de festivais e shows,além de manifestações e cultos religiosos,também está proibida por causa do risco do vírusse espalhar em meio à aglomeração de pessoas.

Ementrevista à Agência Brasil, a diretorade Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de SãoGabriel, Kátia Raposo Pereira, explicou que um estudante dacidade retornou de Buenos Aires (Argentina) recentemente e apresentousintomas da doença. O paciente está internado em umaUnidade de Terapia Intensiva e respira com a ajuda de aparelhos.

Adecisão do prefeito Rossano Gonçalves de decretar ontem (22) situação de emergência representauma ação “preventiva” com o objetivo de evitarmovimentação pelas ruas. “Escolas e creches, porexemplo, têm um grande público. Preferimos restringir aspessoas caminhando pelas ruas”, disse ela.

Oestado do Rio Grande do Sul registra, até o momento, setediagnósticos confirmados de gripe suína e 15 pessoas emobservação – dez delas apresentaram sintomas dadoença após viagem à Argentina.