Paraná quer vacinar contra a pólio todas as crianças menores de 5 anos

20/06/2009 - 10h51

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Na primeira etapa deste ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que está sendo realizada hoje (20), oParaná tem como meta vacinar todas as crianças menores de 5 anos, um total de  775.650. O Ministério da Saúde enviou 1,5 milhão dedoses de vacina para o estado, distribuídas entre 7.980 postos que atenderão até as 17h.

Segundoa Secretaria de Saúde, devido ao sucesso das campanhas devacinação, desde 1986 não há  registroda doença no Paraná. O estado participa das campanhasdo ministério desde o início, em 1980, sempre comcoberturas variando entre 95% e 100%.

EmCuritiba, a  Central de Vacinas da Prefeitura Municipal dispõe de  170 mil doses para distribuir a360 postos de vacinação fixos e volantes. A meta évacinar todas as 123 mil crianças menores de 5 anos que moramna cidade. A Secretaria Municipal montou  uma tenda na BocaMaldita, onde a campanha será lançada oficialmente às11 horas. O boneco Zé Gotinha, mascote das campanhas, estarápresente no lançamento.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, éimportante que os pais levem aos postos de vacinação aCaderneta de Saúde da Criança, que registra odesenvolvimento dos filhos até os 10 anos, incluindoas vacinas necessárias e aplicadas. Ele explicou que no casode faltar alguma vacina, os pais ou responsáveis poderãocolocar o calendário em dia em qualquer unidade de saúde.