Mais de 90% dos municípios brasileiros não têm conselho para política antidrogas

20/06/2009 - 12h21

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O secretário nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa,  disse que mais de 90% dos municípios brasileiros não têm conselho ou núcleo consultivo como prevê a Política Nacional Antidrogas. “Infelizmente, estamos ainda chegandoa 10%”, afirmou Uchôa, que considera a droga umproblema universal. “Não existe família no Brasil ouno mundo que possa garantir ou que possa dizer na minha famíliadroga não entra”, alertou. Segundo o secretário, o conselho é fundamental para que haja políticase, portanto, metas, objetivos e diretrizes  de açãopreventiva. “Todos os municípios estão suscetíveis.A cidade tem que se fortalecer, capacitar lideranças eorientar a juventude”, defendeu.Paulo Roberto Uchôa disse que o Poder Público deve desenvolver políticas articuladas para reduzir o consumo de drogas e que, em nível local, essas políticas devem ser formuladas pelo conselho, formado de representantes da prefeitura e da comunidade.Ele falou por ocasião dos 11 anos de criação da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), nessa sexta-feira (19), e da abertura da Semana Nacional  de Prevenção ao Uso de Drogas, que tem como tema este ano ações integradas de prevenção. 

“Adroga étambém um problema de saúde, assim como de educação,trabalho, assistência social, cultura, esporte e direitoshumanos”, disse.

Ele explicou que mais de 90% dos municípios nãotêm conselho ou núcleo consultivo como prevê apolítica anti-drogas. “Infelizmente, estamos ainda chegandoa 10%”, disse Uchôa, que considera a droga umproblema universal. “Não existe família no Brasil ouno mundo que possa garantir ou que possa dizer na minha famíliadroga não entra”, alerta.

O secretário afirmou ainda que o conselho é fundamental para que haja políticase, portanto, metas, objetivos e diretrizes  de açãopreventiva. “Todos os municípios estão suscetíveis.A cidade tem que se fortalecer, capacitar lideranças eorientar a juventude”, defende.

Napróxima terça-feira (23), Paulo Roberto Uchôae o ministro do Gabinete de Segurança Institucional daPresidência da República, Jorge Armando Felix, a quem aSenad é vinculada, premiarão vencedores de concursosnacionais de fotografias, jingles, cartazes e monografias sobredrogas, além de condecorar personalidades que tenhamcontribuído com a política nacional do setor.

Na quarta-feira (24), o Escritório das NaçõesUnidas sobre Drogas e Crime (Unodc) encerra a Semana Nacional dePrevenção ao Uso de Drogas com o lançamento, emBrasília, do Relatório Mundial Sobre Drogas 2009, que fará uma análise do mercado de drogas ilegais em todoos países.

Edição: Graça Adjuto