Pacote de apoio ao setor de bens de capital deve ser divulgado na próxima semana

19/06/2009 - 18h53

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Um pacote de medidas de apoio aosetor de bens de capital deverá ser anunciado no fim dapróxima semana. O assunto está sendo discutido noMinistério da Fazenda, disse hoje (19) o presidente do BancoNacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), LucianoCoutinho, ao participar do 13º Fórum Nacional deSecretários de Planejamento, no Rio de Janeiro.Coutinho não quis fornecerdetalhes porque as medidas ainda estariam em fase de formatação,mas informou que também estão sendo estudadas açõespara estimular o investimento e a renovação do parqueindustrial. O setor de bens de capital sofreu grande impacto com a crise financeira internacional iniciada em setembro de 2008 e que prejudicou as exportações e os empregos. O pacote pretende estimular as vendas do setor.

Na avaliaçãodo presidente do BNDES, o setor de bens de capital está diantede um período de dificuldades. Mas, assegurou que aexpectativa é de recuperação. “Atéporque o programa de investimentos em petróleo e gás,por exemplo, demandará crescentemente equipamentos, sistemasetc, o que permitirá uma certa reconversão de parte daárea de bens de capital hoje voltada para outros setores, paraa área de petróleo e gás”.Coutinho considera que é“meritório” apoiar o setor de bens de capital. Disse que“nenhuma economia manufatureira, razoavelmente complexa, consegue sesustentar sem ter uma parte importante de bens de capital de origeminterna”. Segundo ele, o Brasil não pode dependerexclusivamente da oferta de bens de capital internacional, porqueisso equivaleria a permitir o vazamento de todos os estímulose programas para o exterior. Esclareceu, por outro lado, que asmedidas em estudo não irão beneficiar somente a áreade petróleo e gás, mas outros setores, como aagricultura.

O presidente do BNDESinformou que, atualmente, a demanda por bens de capital estámais concentrada nas grandes obras de infraestrutura voltadas paraa energia elétrica e o petróleo e gás. “Naindústria de transformação, as encomendas estãomuito baixas. As empresas estão consumindo, na verdade,as carteiras de encomendas que já existiam no ano passado”,afirmou.

Como a percepção é de que a demanda vaivoltar a partir do fim deste ano, Coutinho reiterou anecessidade de se apoiar o setor de bens de capital. Ele revelou quealguns estados, inclusive, estão mais suscetíveis atornar a tributação do Imposto sobre Circulaçãode Mercadorias (ICMS) mais leve em relação a bens decapital neste período de maior dificuldade.

Para o presidente doBNDES, a economia brasileira terá um crescimento razoáveleste ano, em comparação ao mundo. “Os paísesdesenvolvidos vão ter queda de 3% a 4% do Produto InternoBruto (PIB) e o Brasil vai estar crescendo perto de 1% ou umpouquinho abaixo. É muito bom”. Coutinho acredita que em2010 o Brasil crescerá 4%. Segundo ele, a economia brasileiraestá em processo lento de recuperação e queainda devem ser feitas muitas políticas de estímulopara consolidar esse processo.