Metalúrgicos querem discutir alternativas para demissões da Bosch no Paraná

19/06/2009 - 10h37

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Ademissão de 900 dos cerca de 4 mil pessoas da unidade deCuritiba da Bosch, na Cidade Industrial, anunciada num comunicadooficial da empresa ontem (18), foi uma decisão precipitada naavaliação do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC).

Aentidade informou que está protocolando na manhã de hoje (19) umpedido para que o Ministério Público do Trabalho intervenha econvoque uma mesa redonda para que sejam negociadas alternativas àsdemissões.

Àtarde, o sindicato entra com liminar no Ministério do Trabalhopedindo que todos os demitidos sejam contratados, mesmoprovisoriamente, até que sejam negociadas outras opções com adireção da empresa.

Opresidente do sindicato, Sérgio Butka, lamentou as demissões e disse quepara ele foi uma surpresa. “As negociações estavam sendo feitasdesde o início do mês, mas as propostas que foram sugeridas pelosindicato não foram aceitas”.

Mais3 mil funcionários da empresa estão em licença remunerada até odia 28 deste mês. A crise econômica foi o motivo das demissões,segundo o comunicado da empresa. A Bosch alega que foi afetada pelaqueda de 40% nas exportações para os Estados Unidos, a Europa e a Ásiadesde outubro do ano passado.

Amaioria dos demitidos trabalhava no setor de produção. Segundo aempresa, com a queda das exportações, destino da metade do que éproduzido na unidade, os estoques estão altos, não sobrando, deacordo com a empresa , outra alternativa, senão a demissão.

Aunidade da Bosch na Cidade Industrial produz peças para motoresmovidos a diesel.As unidades fabris da Bosch no Brasil, localizadas em Campinas (SP),em Curitiba (PR) e em Aratu (BA), empregam juntas mais de 11 milpessoas.