BNDES pode lançar sistema de controle no financiamento da cadeia agropecuária

19/06/2009 - 19h26

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES) poderá adotar um sistema derastreabilidade e controle para a cadeia agropecuária, de modoa aperfeiçoar os critérios de financiamento ao setorfrigorífico. “Nós estamos trabalhando para melhorar”,afirmou hoje (19), sem, contudo, fornecer maiores detalhes, opresidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele acrescentou apenas que serãodesenvolvidos sistemas específicos com essa finalidade.O BNDES tem sido alvo de críticaspor financiar frigoríficos acusados de comprar gado de áreasdesmatadas. Coutinho reiterou a preocupação do banco emexigir das empresas o compromisso com o meio ambiente. “E cobramosesse compromisso”, disse.

O presidente do BNDESfez questão de esclarecer que não cabe ao banco exercero papel de fiscalização em relação àsfazendas de gado, para saber se elas estão cumprindo a leiambiental. Esse trabalho, afirmou, deve ser feito pelo InstitutoBrasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis(Ibama) e pelas entidades locais de meio ambiente.

Coutinho afirmou que “éum pouco de covardia que exijam que o BNDES, que tem 2.000funcionários aqui no Rio de Janeiro, consiga controlar [ospecuaristas] lá na ponta, no interior dos estados”. Paraele, a cobrança e a vigilância são legítimase a sociedade brasileira deve permanecer atenta às questõesdo meio ambiente. E que o banco conta com o auxílio dapopulação e das organizações nãogovernamentais para exigir das empresas apoiadas a observânciados compromissos ambientais.