Ministério informa que 95,85% das agências do INSS estiveram abertas para o público

18/06/2009 - 21h30

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Previdência Social informou hoje (18), em nota, que mesmo com a greve dos servidores, 1.064 Agências da Previdência Social (APS) estiveram abertas para o público, o equivalente a 95,85% do total de unidades existentes no país.

Desse número, 915 agências funcionaram normalmente, 149 tiveram o atendimento parcial, com pelo menos um servidor parado, e em oito a paralisação foi total. O ministério informou, ainda, que não obteve informações de 38 APS, inclusive das 13 agências de Rondôniao, onde hoje é feriado estadual.

O segurado, que não foi atendido em decorrência da greve, deve remarcar o atendimento na própria agência ou ainda na central de atendimento 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, afirmou hoje que a greve dos servidores do INSS quebra um acordo, firmado no ano passado, sobre o reajuste salarial da categoria. Os servidores reivindicam a redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais, sem redução dos salários. Além disso, querem que o governo incorpore a gratificação de função aos seus vencimentos.