Pesquisa de satisfação do consumidor de energia elétrica tem melhor resultado desde 1999

16/06/2009 - 19h53

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A pesquisa desatisfação do consumidor residencial de energia elétrica revelouíndice de 79,9%, o maior desde o início da série histórica, em1999, quando o nível foi de 66,2%. A pesquisa, feita pela AssociaçãoBrasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), foidivulgada hoje (16) no Rio e servirá de base para a escolha dasmelhores empresas do setor, que serão premiadas no dia 7 de julho,em Brasília.O presidente da Abradee, Luiz Carlos SilveiraGuimarães, que considerou o resultado “sensacional”, disse que apesquisa mostra que o setor vem melhorando seu desempenho ano apósano, como resultado de investimentos e de melhoria da gestão. Segundo ele, esse tipo de pesquisa é importante por mostrar o “que a sociedade pensa" e avisão do cliente. O assessor da presidência daAbradee Pedro Eugenio Pereira ressaltou que todas as 49 empresas filiadas à entidadeparticiparam da pesquisa e vêm aprimorando sua gestão. Comoconsequência, “nos últimos anos, o índice de satisfação doconsumidor estabilizou-se em um nível mais alto”. Ele disse que, de2008 para cá, houve aumento de 2 pontos percentuais no nível desatisfação dos consumidores em relação à qualidade dofornecimento e dos serviços das distribuidoras. A Região Sul lidera apesquisa, com nível de satisfação de 89%, o maior também da sériehistórica. Em seguida, vem a Região Sudeste, com 80,7%. NoNordeste, o índice subiu de 71,5%, em 2008, para 77,8%, compensandoa queda observada em anos anteriores. Já o Norte e o Centro-Oestemantiveram índice estável em relação ao ano anterior. Por áreasde qualidade pesquisadas, a melhor avaliação dos consumidores foipara a conta de energia (86%), seguida do fornecimento (81,8%).Foram entrevistados napesquisa, feita pelo Instituto Innovare, 26.125 clientes residenciaisem 860 municípios de 26 estados brasileiros. As concessionárias dedistribuição de energia elétrica respondem pelo atendimento a 99%dos consumidores brasileiros. Desde 2003, ametodologia da consulta da Abradee é adotada pela Comissão deIntegração Energética Regional, que, na pesquisa deste ano,incluiu 37 empresas de 12 países da latino-americanos.De acordo comGuimarães, há seis anos, a média no Brasil é sempre maior do quea dos demais países latinos. O segundo melhor resultado foi o daArgentina. No ranking de 2008, os seis primeiros lugaresficaram com empresas brasileiras. Em sétimo, veio uma empresacolombiana.No ano passado, o prêmio de melhordistribuidora em termos de satisfação dos consumidores foi entreguepela Abradee à Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).