Lançada frente parlamentar que vai discutir a logística na agricultura

16/06/2009 - 21h24

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Frente Parlamentar de Logística deTransportes e Armazenagens (Frenlog) foi lançada na noite de hoje (16) com oibjetivo de discutir a questão da logística na agricultura do país. Segundo o presidente, odeputado Homero Pereira (PR-MT), é preciso revolucionar alogística brasileira.

Dados daConfederação da Agricultura e Pecuária do Brasil(CNA), mostram que a perda do produtor na logística chega a R$6 bilhões ao ano. De acordo com a entidade, 2,6 milhõesde toneladas de alimentos são perdidas no processo de escoamento, principalmente no transporte dapropriedade rural aos portos.

A Associaçãodos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja-MT) informa que paracada 100 sacas de soja comercializadas, 38 são para pagar ofrete. No caso do milho o quadro é pior,subindo para 50 sacas.

Pereira consideraque o estado de Mato Grosso é o que mais sofre com oproblema de logística, por ser um dos maiores produtores dopaís e estar mais longe dos portos. Ele classifica a logísticanacional para o escoamento da produção como“lamentável”.

“Sãorodovias precárias, portos à beira de um colapso, ferrovia nolimite de sua capacidade. Já o modal mais competitivo do pontode vista econômico e ambiental, a hidrovia, é o menosutilizado. Temos que alterar esse quadro, que já esgotou acapacidade de crescimento do Brasil”, afirmou Pereira.