Bancos reduzem postos de trabalho no primeiro trimestre, aponta Dieese

16/06/2009 - 15h13

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Os bancosfecharam 1.354 postos de trabalho de janeiro a março deste ano. Segundo estudo divulgado hoje (16) pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos(Dieese), nesse período, os bancos fizeram 8.236 desligamentos (96% por demissão e por pedido dedemissão) e 6.882 contratações.

No anopassado foram criados 3.139 empregos no mesmo período, 10.184desligados, contra 13.323 admissões.

Opresidente da Confederação Nacional dos Trabalhadoresdo Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro, atribuiu a reduçãodo número de postos às fusões dos bancos Unibanco e Itaú e Santander e Real.

“Jáque o sistema financeiro é muito concentrado em seis bancos,com 80% dos funcionários, isso nos leva a afirmar que essefechamento de postos de trabalho é em bancos privados emprocesso de fusão. Porque os dados são muitoconcentrados na Região Sudeste, especialmente no estado de SãoPaulo”, afirmou.

O Sudeste concentrou 68,3 % - 5.629 – dos desligamentos, seguida pelaRegião Sul, com 1.399 desligados, 17 % do total.

De acordo com Cordeiro, a base de dados do Cadastro Geral de Empregados eDesempegados (Caged), do Ministério do Trabalho, de onde foram retiradas as informaçõespara elaboração do estudo, não permite aespecificação de informações por empresa. No entanto, ossindicatos têm  informações de que o saldo deempregos nos bancos públicos é positivo, o que reforçaa idéia de que os desligamentos são resultado dasfusões no setor privado.