Governo fluminense quer levar computadores a toda a rede de ensino de Piraí

15/06/2009 - 17h59

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A cidade fluminense de Piraí irá ampliar o alcance e os resultados de um projeto piloto que tem como intuito a distribuição de computadores para alunos da rede pública de ensino.

De acordo com a coordenadora do projeto Piraí Digital, Maria Helena Gautiero, os resultados positivos, em termos educacionais, obtidos no município com as primeiras experiências do programa Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação (MEC), fizeram com que a iniciativa fosse ampliada.

"Houve uma decisão política deestender o programa para todos os alunos da rede de ensino domunicípio”, explicou Maria Helena afirmando que a decisão irá beneficiar 6,2 mil alunos.

Piraí foi um dos cinco municípios brasileiros escolhidos para receber o projeto piloto do programa Um Computador por Aluno em uma escola pública.

Os recursos para compra dos equipamentos serão do governo fluminense. De acordo com Maria Helena, será firmada uma parceria com a Intel Brasil, tanto na partede hardware (computador) quanto na política pedagógica.

Segundo ela, estão sendo adquiridos computadores para 5,5 mil alunos.

O anúncio da parceria será feito amanhã (16), no Centro Cultural Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A expectativa é que, na oportunidade, o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão, ex-prefeito de Piraí, anuncie a extensão do projeto a todas as escolas fluminenses.

A solenidade contará com a presença da coordenadora do projeto Piraí Digital e do presidente da Intel Brasil, Oscar Clarke.

Piraí tem atualmente todos os prédios públicos cobertos com sistema digital sem fio. A área coberta pela rede digital da cidade, que inclui zonas urbanas e rurais, é de  520 quilômetros quadrados. Além disso, todas as escolas têm laboratórios e ambientes virtuais de aprendizagem, produzindo conteúdo, com integração entre professores e alunos.

O projeto UCA, do governo federal, prevê a distribuição de 150 mil notebooks (computadores portáteis) em 300 escolas de 230 cidades.