Brasil tem "boas histórias" para compartilhar na conferência de Genebra, diz embaixadora

13/06/2009 - 18h11

Paula Laboissière
Enviada especial
Genebra (Suíça) - A embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo, delegada permanente do Brasil em Genebra, afirmou em entrevista à Agência Brasil que o país tem “boas histórias’’ a serem compartilhadas durante a 92ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra.

Em meio às discussões do encontro – que começou no último dia 3 e que segue até a próxima sexta-feira (19) – ela disse que uma das áreas de destaque do país no âmbito da crise do emprego é a criação de uma agenda do trabalho decente na América Latina e no Caribe.

“O governo brasileiro não só acata como, em muitas áreas, as políticas públicas já estão em desenvolvimento”, disse, ao citar como exemplo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Essa é uma das principais recomendações que a OIT tem feito – de investimentos que gerem emprego. Se cada trabalhador tiver emprego, o consumo está garantido e a indústria é alimentada pelo consumo.”

Maria Nazareth destacou medidas adotadas pelo atual governo – como o Bolsa Família, o crédito Rural e a ampliação do seguro-desemprego – deverão ser abordadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda-feira (15) durante a cúpula de líderes na conferência.

“Estamos concentrando as discussoes na crise, na aids e na igualdade de genero, para que esse papel sirva de orientação ou de inspiração para futuras deliberações até o final da conferência.”

O principal resultado que se espera do encontro, segundo a embaixadora, é uma espécie de pacto global para o emprego – uma estratégia que possibilite criar um menu de opções de políticas públicas para os países enfrentam a crise.