Previsão indica frio e chuva em parte do país durante o feriado

10/06/2009 - 22h17

Da Agência Brasil

Brasília - A estimativa do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) para o feriado de Corpus Christi (amanhã, 11) é de chuva forte e frio intenso nas regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país.

De acordo com o estudo, deve chover em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Tocantins, no Amazonas, em Roraima, no Amapá, no Pará, no Maranhão, no Piauí e no Ceará. O frio intenso deve atingir os estados do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul também.

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), a justificativa para a baixa temperatura é a atuação de uma nova massa de ar de origem polar em algumas regiões do país. Em decorrência dessa queda a temperatura pode chegar a 1 grau Celsius negativo.

Áreas de instabilidade tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva, podendo originar temporais isolados com descargas elétricas e rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora.

A Sedec informou que o ar frio favorece a formação de geada e que, por isso, os agricultores devem tomar as medidas preventivas necessárias para minimizar os possíveis prejuízos. A defesa civil faz ainda um alerta para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras.