Nenhuma nova vítima de voo 447 é resgatada, mas barco francês avista supostos corpos

11/06/2009 - 14h56

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Nenhuma nova vítimado acidente com o voo 447 da Air France foi resgatada desde a tardede terça-feira (9), quando o total de corpos retirados do mar chegoua 41. Desde então, as condições meteorológicas vêm dificultandoos trabalhos da Aeronáutica e da Marinha, reduzindo a visibilidadena área apontada como mais propensa para a localização dos corpos.

Hoje (11), o navio anfíbio francêsMistral, que chegou à região na terça-feira, avistou, de longe, oque oficiais franceses supuseram ser corpos boiando. “Ainda não háconfirmação de que sejam mesmo corpos”, afirmou há pouco, emRecife, o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo(Decea), brigadeiro Ramon Borges Cardoso. Informações maiscompletas serão dadas às 19h de hoje.

Os primeiros tripulantes de naviosbrasileiros em ação na área de buscas também já começaram a sersubstituídos. Segundo o brigadeiro, um helicóptero Black Hawk, quepartiu na madrugada de hoje de Fernando de Noronha, levava militaresque ficariam a bordo da fragata Bosísio. O navio estava a cerca de40 quilômetros do arquipélago, com 25 corpos que foram içados poroutro helicóptero, um Super Puma, e levados à ilha.

Em Fernando de Noronha, os corposvão passar por um processo de pré-identificação realizado porperitos do Instituto Médico Legal de Recife e da Polícia Federal(PF).

De acordo com o brigadeiro,concluída a primeira parte do reconhecimento, a ideia inicial é queapenas 12 ou 13 dos corpos sejam levados para a capital pernambucanana tarde de sábado (13). Os demais seriam trasladados apenasdomingo. Em Recife, eles se somariam aos 12 corpos que chegaram ontem(10) à noite à sede do IML, para que a identificação sejaconcluída.

Ainda segundo o brigadeiro, acorrente marítima que, até ontem, carregava os corpos e osdestroços da aeronave para cada vez mais longe do territóriobrasileiro, mudou de direção, voltando-se para terra firme. “Nãoposso dizer que ela [corrente marítima] seja boa, mas pelomenos não prejudica mais do que o que nós temos hoje em relaçãoàs distâncias que têm ser percorridas pelos aviões. Se ela sevoltar um pouco mais para o Sul, aí sim será bom, porque nesta áreahá mais visibilidade.”

Dois representantes da Air Francedevem chegar ao Brasil neste domingo, mas o brigadeiro não soubedizer exatamente o que eles vêm fazer. Parte das 37 peças dosdestroços recolhidos pela fragata Grajaú foram deixadas hoje, emNatal , e serão transportadas para Recife, onde ficarão àdisposição das autoridades francesas responsáveis pelainvestigação das causas do acidente.