Por recomendação da Airbus, FAB substitui sensor de velocidade de avião presidencial

09/06/2009 - 17h21

Alex Rodrigues
Enviado Especial
Recife - Nove dias após a queda no Oceano Atlântico do Airbus A 330, que fazia o voo 447 da Air France, a Aeronáutica informou que o avião usado para transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um modelo A 319, do mesmo fabricante, passa por uma revisão e novos componentes de segurança já foram incorporados à aeronave.Em nota divulgada hoje (9), a Aeronáutica informou ter incorporado um sistema pitot probes à aeronave presidencial, por recomendação da Airbus. Os pitots probes são pequenos tubos capazes de medir o deslocamento do ar, indicando assim a velocidade em que o avião viaja.Ainda segundo a nota, a incorporação dos pitots probes na indicação de velocidade em condições de gelo foi sugerida pela fabricante em 16 de abril deste ano. O objetivo da recomendação era “melhorar a eficiência do equipamento”.De acordo com a Aeronáutica, o avião presidencial está parado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, no Centro de Manutenção da empresa TAM e a revisão não tem qualquer relação com o acidente com o voo 447, ocorrido no dia 31 de maio.A própria Air France já havia informado, esta semana, que vai substituir os sensores de velocidade dos aviões que emprega em rotas de média e longas distâncias. Embora as causas do acidente só venham a ser conhecidas quando as autoridades francesas concluírem a investigação sobre o que aconteceu, trabalho que ainda deve demorar, especialistas sugerem que o avião pode ter caído devido a uma falha técnica causada pelos pitots probes.