Mantega diz que resultado da economia é "PIB velho" pois os números já são outros

09/06/2009 - 14h39

Daniel Lima e Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Fazenda, Guido Mantega, lembrou, ao comentar o resultado da economia no primeiro trimestre, que os númerosdivulgados hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representam um “PIB velho”, pois sãodos três primeiros meses do ano.Ele ressaltou que a economiabrasileira está no final do segundo trimestre, com outros números,e que se for vista com um “olhar mais à frente” tem demonstradocapacidade de recuperação, diante dos novos resultados.

“Como otombo foi grande no ano passado, você tem um recuperação lenta.Ela vai aparecendo aos poucos, não é que vá ser um crescimentoesfuziante, no segundo trimestre e no terceiro. Estamos falando deuma melhora gradual”, disse.

Para oministro, "gradativamente" a economia brasileira vai recuperar ospatamares de crescimento do passado.

Sobre os problemas no setor siderúrgico em consequência da criseeconômica, Mantega afirmou que asiderurgia sente os reflexos das exportações, que caíram por causabaixo desempenho da economia mundial.

Oministro enfatizou que o governo vem fazendo o que pode para ajudar osetor, ao estimular o consumo interno de açocomo na  construção civil, no setor automotivo e no de eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar).

“É omercado interno que vai estimular o consumo do aço”. SegundoMantega, o empresário do setor Jorge Gerdau Johannpeter disse quea venda de aço cresceu 4% em maio deste ano, em relação ao mêsanterior. Esse resultado indica melhora da economia, na opinião doministro.

Mantegadisse ainda que as empresas devem produzir mais nos próximos meses.“Notamos que houve uma queima de estoque das empresas e agora vãoter que repor esses estoques. Isso significa que vão ter queproduzir mais nos próximos meses”.