Distrito Federal recebe financiamento do BNDES para expansão do metrô

08/06/2009 - 19h13

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou hoje (8) financiamento de R$ 260,3 milhões para expansão e modernização do metrô do Distrito Federal. Os recursos serão investidos na aquisição de 12 trens, equipados com quatro carros cada, além da modernização do sistema de sinalização.

O Plano de Expansão do Metrô do Distrito Federal, definido para o período 2009/2011, prevê a conclusão da Linha 1 nesse período. Com 49,2 quilômetros de extensão, a Linha 1 poderá atender a 300 mil passageiros por dia, informou a assessoria de imprensa do BNDES.

Dentre os resultados positivos esperados com a aprovação do financiamento, destacam-se a redução de custos  operacionais e de manutenção, a redução do consumo de combustíveis, do tempo de viagem e do número de acidentes, e a maior acessibilidade aos serviços públicos. Além disso, o projeto resultará em ganhos ambientais, porque se reduzirão as emissões de gases causadores do efeito estufa na atmosfera.

Atualmente,  o metrô do Distrito Federal emprega cerca de 1.050 pessoas. O processo de expansão deverá elevar esse número para  1.200 até 2011.