SUS informatiza sistema para receber reembolso de planos de saúde

05/06/2009 - 21h45

da Agência Brasil

Brasília - Oressarcimento de planos de saúde ao Sistema Único deSaúde (SUS) quando clientes das operadoras forem atendidos emhospitais públicos agora será feito por meio de sistemaeletrônico. A informatização foi anunciada hoje(5) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão,e pelo presidente da Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos.O ministro também anunciou a mudança na forma de cobrar o ressarcimento dosplanos de saúde que, a partir de segunda-feira(8), será feito por um sistema com antecipação do pagamento de dívidas.De acordocom a lei que regulamenta os planos de saúde, quando o SUSatende clientes dos planos, as operadoras são obrigadas areembolsar os valores gastos pelo sistema público. A definiçãodo valor do repasse é feita por meio de um cruzamento dedados entre informações do SUS e dasoperadoras de planos de saúde.

Com ainformatização dos procedimentos, a ANS espera reduziro tempo que o dinheiro leva para chegar aos cofres públicose evitar fraudes. A agência espera, ainda, aumentar de R$50milhões para R$140 milhões o valor dos ressarcimentosrepassados anualmente pelos planos de saúde ao SUS.

De acordocom o Ministério da Saúde, a criação doSistema Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (Sisrel) éuma das metas do chamado PAC da Saúde.