Material recolhido pela Marinha não pertence ao avião da Air France

04/06/2009 - 22h17

Alex Rodrigues e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O material que aMarinha recolheu hoje (4) na área onde estãoconcentradas as buscas aos destroços do Airbus A-330 que faziao voo 447 não pertence ao avião da Air France.“Verificamos que o material não pertencia àaeronave”, disse há pouco o diretor do Departamento deControle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro RamonBorges Cardoso.

Segundo o brigadeiro, a peçade 2,5 metros quadrados – um pallet usado para acomodarcargas - retirada do mar esta manhã e que, inicialmente,acreditava-se que serviria para acomodação de cargas emaviões, era de madeira. “Neste vôo [Airbus A-330] não havianenhum pallet de madeira”, informou.

Cardoso também afirmou que agrande mancha de óleo avistada não pertenciaao Airbus. “O óleo não pertence ao avião, poisnão havia óleo [no avião] em quantidadesuficiente para originar aquela mancha”, disse.

O brigadeiro informou, no entanto,que outra mancha com as características de querosene de avião foi localizada, e na quantidade que, provavelmente, corresponderia à que o Airbus carregava.

O Comando da Aeronáuticaconvidou os parentes das vítimas a visitarem o Cindacta 3(Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do TráfegoAéreo), em Recife, para conhecer os detalhes do trabalho debuscas. “Isso serviria também para que eles tomassemconhecimento das dificuldades do nosso trabalho. Todos queremrespostas que não podemos dar devido às dificuldadesinerentes a uma busca no mar”, disse. Mas o sobrevoo na área de buscas foi descartado por causa das condições de tempo desfavoráveis.

Sem localizar nada além dopallet e das duas boias, a Marinha prosseguirá durantea noite buscando os destroços do Airbus A-330 da Air France eos corpos das pessoas que estavam a bordo do voo 447.

“Os navios prosseguem com asbuscas durante a noite. O navio está sempre navegando e se poracaso alguém identificar algo no mar, ele pode avisar e serárecolhido”, disse o comandante do 3º DistritoNaval, almirante Edison Lawrence Mariath Dantas.A Aeronáutica tambémdivulgou as novas imagens de objetos avistados nomar, como boias e manchas de óleo. De acordo com o centro decomunicação, as missões de buscas completaram hoje o rastreamento de 185.349 quilômetros quadrados, que equivale à soma das áreas dos estados do Acre e de Alagoas.