Brasil faz apelo por ambiente pacífico nas eleições da Guiné-Bissau depois da morte de candidato

05/06/2009 - 21h25

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério das RelaçõesExteriores divulgou nota (5) manifestando-se sobre o assasinato docandidato à Presidência da Guiné-Bissau, BaciroDabó, e do ex-ministro da Defesa daquele país, HélderProença, e afirmou que o governo brasileiro espera amanutenção de um ambiente pacífico para garantira realização das eleições.

Dabó e Proença forammortos na madrugada de hoje (5) em um tiroteio com as Forças Armadas da Guiné-Bissau, segundo informações daagência Lusa. As forças militares do país alegamque os dois faziam parte de um grupo envolvido na tentativa de umgolpe de Estado para derrubar o atual governo. Dois assessores doex-ministro da Defesa também morreram.

“O Brasil faz um apelo àsautoridades bissau-guineenses e à comunidade internacionalpara que contribuam para a manutenção de um ambientepacífico que favoreça a organização daspróximas eleições, etapa fundamental para aconsolidação democrática do país e aretomada de seu projeto nacional”, afirma o Itamaraty, em nota.

A eleição deveocorrer no dia 28 de junho. O início da campanha, marcadopara amanhã (6), foi adiado, de acordo com o presidente daComissão Nacional de Eleições, Desejado Lima daCosta.

Segundo o Itamaraty, o governobrasileiro continuará acompanhando os desdobramentos dasituação na Guiné-Bissau, em coordenaçãocom a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP).