Governo já tem dados que mostram sinais de recuperação da economia, diz Mantega

03/06/2009 - 1h16

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu hoje que o governo játem dados que mostram sinais de recuperação daeconomia.“A economia brasileira foi uma das últimas aentrar na crise e mantivemos crescimento forte até setembro doano passado enquanto outras economias já tinham desacelerado eseremos os primeiros a sair mais rapidamente da crise".

Segundo Mantega, o que leva ogoverno a acreditar na recuperação é a solidezda economia e a continuidade de implantação do Programade Aceleração do Crescimento (PAC).

“O principal impacto do PACcontinua sendo o estímulo ao crescimento do investimento queestava próximo a 16% do PIB e foi para 19% em 2008. Então,um crescimento razoável da formação bruta decapital fixo, que é o investimento”.

O ministro mostrou um quando aospresentes com os investimentos do governo federal e da Petrobras,“que segundo ele é a maior empresa brasileira e contribuipara o crescimento.

Pela quadro, os investimentospúblicos que em 2003 eram de 1,1% em relação aoPIB passaram para 2,2% em 2008 e estão previstos para 2,9%este ano (1,7% Petrobras e 1,2% do governo federal).

“Estamos só falando dosetor público sem esquecer que o PAC também estimulou ofortemente o investimento do setor privado”

O ministro ressaltou ainda que aPetrobras, apesar da crise, está mantendo todos os programasde investimento “ajudando a manter o crescimento do país”.

“Acho que não hánenhuma outra empresa que tenha essa performance. Aliás, achoque a Petrobras deve ser a única empresa de petróleoque mais investe no mundo, comprando sondas, plataformas em vista oprograma do pré-sal”.

O ministro voltou a ressaltar acrescimento da economia, que segundo ele era de 1,6% (1998 a 2003) epassou para 4,7% no período subsequente, quando o PAC jáestava em ação.

Ele enfatizou que háperspectiva de um crescimento muito baixo (1%), mas com rápidarecuperação chegando em 2010 entre 3% e 4%.

“Portanto retomando o ciclo decrescimento que foi interrompido por essa crise”. Mantega participa no Itamaraty doanuncio do balanço do PAC.