Copom está ciente da projeção de resultado negativo da economia até março, diz Mantega

03/06/2009 - 15h05

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje, que o Comitêde Política Monetária do Banco Central (Copom) estáciente das condições da economia brasileira, que teráum resultado negativo no primeiro trimestre do ano.

“Sónão se sabe de quanto. Os membros do Copom já sabemdessa situação, da desaceleração quehouve e da ligeira aceleração que está ocorrendoagora”, disse Mantega.

Segundoele, a situação no país é de demandabaixa em relação à quantidade de produtosoferecidos, justamente em um momento com grande potencial deprodução.

“Vemosque o Brasil pode produzir um PIB [Produto Interno Bruto , a somade bens e serviços produzidos no país] de 4,5%, 5%sem gerar inflação. Então, nós estamoscom capacidade ociosa, abaixo”.O Comitéde Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúnenos próximos dias 9 e 10 para definir a tendência dejuros básicos dos próximos 45 dias. Os analistas einvestidores esperam que a taxa básica (Selic) seja reduzidados atuais 10,25% para 9,5% ao ano. A taxa básica de juros éum dos instrumentos do Banco Central para controlar a inflação.