Minc quer chegar à menor taxa de desmatamento dos últimos 20 anos

02/06/2009 - 19h39

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje (2) que o governovai intensificar as ações de fiscalizaçãoe repressão de crimes ambientais na Amazônia para chegarao “menor desmatamento dos últimos 20 anos”.

Projeçõesfeitas pelo Ministério do Meio Ambiente a partir do desmatemedido até agora e baseado no histórico dos númerosnos últimos anos sugerem que o governo pode cumprir a meta dereduzir o desmatamento de 11,9 mil quilômetros quadrados (Km²)para cerca de 9 mil Km² este ano. Seria a menor taxa registrada desde o início da série histórica do Projeto de Monitoramento doDesflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), criado em 1988.

Minccomentou os dados divulgados hoje pelo InstitutoNacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que registram o desmate de197 Km² de floresta em fevereiro, março e abril. Emrelação ao mesmo trimestre de 2008, houve queda de 90%no ritmo da devastação. No entanto, a avaliaçãodo Inpe foi comprometida pela grande cobertura de nuvens na região,que atrapalhou a visualização dos satélites noperíodo.

Apesar dereconhecer a interferência das nuvens no levantamento, Mincargumentou que a maior parte da queda se deve a ações decombate e fiscalização, desencadeadas pelo InstitutoBrasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), pela Polícia Federal (PF) e pela Força Nacional deSegurança.

“Aqueda do desmatamento [em relação ao mesmo trimestrede 2008] foi várias vezes maior que o aumento da coberturade nuvens [no mesmo período]. A explicaçãopara a maior parte da queda foram, sem dúvida, as açõesde fiscalização, de restrição ao créditoe acordos firmados com setores, como o da soja e o da madeira”,argumentou.

Em umano, operações do Ibama e da PF prenderam 224 pessoas,destruíram mais de mil fornos de carvão ilegais,fiscalizaram cerca de 500 serrarias e apreenderam o equivalente a 2,2mil caminhões de madeira, de acordo com o coordenador geralde Policia Fazendária da PF, Cláudio Gomes.

Nospróximos dois meses, que, segundo Minc, sãotradicionalmente “terríveis” para o desmatamento naAmazônia, as operações serão fortalecidas.Atualmente, 300 homens do Ibama atuam em 18 operaçõesem campo na região. Até o dia 15 de junho, parte docontingente da Operação Arco de Fogo (da PF e do Ibama) será deslocado para o Maranhão,que tem registrado aumento nas taxas de desmatamento.

“Vamoscair em cima dos desmatadores. Vai haver uma intensificaçãobrutal das operações em junho e julho”, adiantou.

Oministro afirmou ainda que, nos próximos dias, o governo vaiapresentar à Justiça 70 ações civispúblicas contra grandes desmatadores. Em açãosemelhante em 2008, Minc divulgou uma lista com os 100 maioresdesmatadores e causou polêmica interna no governo ao apontarassentamentos do Instituto Nacional de Colonização eReforma Agrária (Incra) como os primeiros do ranking.