Governador de Rondônia tenta fechar acordo sobre Usina de Jirau

02/06/2009 - 6h47

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em maisuma rodada para discutir a concessão da licença deinstalação da Usina Hidrelétrica de Jirau,no Rio Madeira, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, estaráem Brasília hoje (2) para uma reunião com odiretor de engenharia da Eletrobrás, Valter Cardeal.

Cassolquer apoio para viabilizar um acordo entre o governo do estado e a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pelaconstrução da usina. Até a últimasexta-feira (29), as duas partes não haviam chegado a umconsenso sobre o valor das compensações a seremrepassadas pela empresa ao estado para investimentos em saúdee segurança. Cassol quer cerca de R$ 150 milhões. A ESBRnão confirmou se representantes da empresa participarãodo encontro.

De acordocom o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama), responsável pela emissão dalicença, a única pendência para liberaçãodas obras é a autorização do governo deRondônia.

As obrasem Jirau estão paralisadas desde o último dia 19,depois que a licença de instalação parcialemitida pelo Ibama em novembro de 2008 venceu. A licençaautorizava apenas os trabalhos no canteiro de obras da hidrelétricae a construção de ensecadeiras. Segundo a ESBR, mais de 98% dessas obras foram executadas. A construção sópoderá ser retomada com a licença de instalaçãodefinitiva.

Jirau terá uma potência de 3,3 mil megawats (MW) euma energia assegurada de 1,9 mil MW médios, suficientes paraabastecer quase 10 milhões de casas. O custo total da obraestá orçado em R$ 9 bilhões.