Números sobre meio ambiente mostram que estamos no caminho certo, diz Lula

01/06/2009 - 9h02

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (1º) que oBrasil tem um histórico de preocupaçãocom as mudanças climáticas e que os númerosmostram que o país está no caminho certo. “Apoiamoso Protocolo de Quioto como uma forma de contribuir para o combate”,disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Lulalembrou o lançamento do Plano Nacional sobre Mudança deClima no ano passado e destacou o “comprometimento” por parte dogoverno em alcançar números decrescentes de desmatamento dobioma amazônico.

Entreas principais metas do plano, segundo o presidente, estão aredução em 80% do índice de desmatamento naAmazônia até 2020 – o equivalente a 5 bilhõesde toneladas de dióxido de carbono a menos na atmosfera. Háainda o aumento no número de árvores plantadas,passando de 5,5 milhões de hectares para 11 milhões dehectares durante o mesmo período.

“Como aperfeiçoamento do sistema do monitoramento, a taxa anual dedesmatamento vem caindo sistematicamente”, disse Lula, ao lembrarque, em 1998, 21.050 quilômetros quadrados eram monitoradoscontra 11.968 este ano. “Reduzimos em mais de 45% o desmatamento,coibindo a impunidade ambiental e tirando o crédito dosdesmatadores.”