Dilma diz que pesquisa de opinião sobre eleições de 2010 é reflexo do momento

01/06/2009 - 19h26

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ao comentar os resultados da pesquisa de preferência eleitoral da Confederação Nacional dos Transportes e do Instituto Sensus (CNT/Sensus), divulgada hoje (1º), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que “ninguém pode nem achar bom, nem achar ruim a pesquisa, ela reflete o momento, é passageira, volátil”.

Na sondagem espontânea da pesquisa CNT/Sensus, Dilma empatou, pela primeira vez, com o governador de São Paulo, José Serra. A ministra teve 5,4% das intenções de voto e o governador, 5,7%, o que significa um empate técnico, pois a margem de erro é de 3%. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, na semana passada, sobre suas preferências para as eleições de 2010.

Sobre sua saúde, Dilma afirmou que, “contraditoriamente”, a doença fez com que ela se sentisse bem consigo mesma. “Eu estou me sentindo capaz de resistir e de enfrentar. Nesse sentido, estou me sentido mais leve”, contou.

A ministra fez uma cirurgia em abril para retirada de um nódulo embaixo da axila. O diagnóstico foi de linfoma, um tipo de câncer no sistema linfático. Dilma foi submetida a duas sessões de quimioterapia desde então.

Ela destacou, ainda, a “imensa solidariedade” que está recebendo da população brasileira. Segundo a ministra, são enviadas inúmeras cartas de apoio, além de medalhas e imagens de santos.

Dilma participou do Ethanol Summit 2009 (Cúpula do Etanol), evento organizado pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), em São Paulo.