População de Manaus comemora escolha da cidade para sediar jogos da Copa de 2014

31/05/2009 - 18h57

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Oanúncio de que Manaus foi escolhida pela FederaçãoInternacional de Futebol (Fifa) para sediar os jogos da Copa do Mundode 2014 levou milhares de pessoas às ruas da cidade paracomemorar. Pelo menos 100 mil pessoas participaram da festa,organizada pelo governo do Amazonas, para acompanhar ao vivo o anúnciooficial.

Aconcentração em frente aos telões aconteceu noentorno do estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, o maior dacidade, atualmente com capacidade para 52 mil pessoas, e quereceberá cerca de R$ 500 milhões em investimentos paragarantir a reforma necessária a fim de sediar algumas daspartidas de futebol durante a competição.

O páreovencido pela capital amazonense deixou de fora outras duas cidades doNorte do país: Belém (PA) e Rio Branco (AC).

Paraconvencer a Fifa, o governo do Amazonas desenvolveu um projeto quecombina funcionalidade na infraestrutura a um ambiente ecologicamentecorreto. Estimado em R$ 6 bilhões, o projeto tem como eixo arealização de um evento de massa ecologicamentesustentável e um sólido legado para a população.Entre as intervenções urbanas previstas está aconstrução de um metrô de superfície queligará as regiões norte e sul da cidade.

Logo apóso anúncio oficial, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, sejuntou à multidão para participar da comemoração. Em um dos dois palcos montados para apresentação dasatrações da festa, Braga ressaltou que a escolha porManaus representa uma grande vitória para o povo amazonense eque, a partir de agora, haverá muito trabalho. Na opiniãodo governador, é grande a responsabilidade da cidade diante daescolha da Fifa.

“Agora o desafio é maior. Temos quetransformar Manaus na capital da Amazônia, e para isso épreciso muito trabalho. O povo do Amazonas tem uma granderesponsabilidade. Manaus será a sede da Amazônia na CopaMundo de 2014. Todas as cidades da Amazônia estarãorepresentadas emManaus”, ressaltou.