Vendas da indústria fluminense caem em abril e indicam acomodação em relação a março

27/05/2009 - 22h08

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As vendas reais da indústriafluminense caíram 9% em abril em relação ao mêsanterior, efetuado o ajuste sazonal. Na comparação comabril do ano passado, houve um recuo de 21,75%. Os númerosforam divulgados hoje (27) pela Federação dasIndústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O chefe da Divisãode Estudos Econômicos da Firjan, Patrick de Carvalho, disse àAgência Brasil que o resultado revela que houve umaligeira acomodação em relação ao mêsde março. “Isso significa que, após uma forte altaocorrida em março, houve uma leve acomodaçãofrente ao período anterior. Mas, sem reverter a tendênciapositiva já observada a partir do mês passado”,afirmou.

Apesar da retraçãodas vendas, o economista não acredita que exista uma tendênciadeclinante na atividade industrial, porque, mesmo recuando em relaçãoa março, os números de abril se encontram, segundoCarvalho, bem acima dos índices registrados em janeiro efevereiro.

A expectativa doeconomista para os próximos meses é de retomada, aindaque lenta e gradual. As medidas recentes adotadas pelo governo paraapoio da atividade produtiva nas áreas fiscal e monetáriacontribuem para isso ocorra.

“Elas vãoestimular a economia brasileira. Além disso, os fundamentos daeconomia se mostraram fortes e robustos diante da criseinternacional, e as contas externas estão saudáveis. Agente percebe que a política monetária, no quesito daredução da taxa básica de juros (Selic), e noquesito da normalização do crédito, jáestá sendo feita”, disse.

Patrick de Carvalhoafirmou ainda que, na área fiscal, os incentivos concedidos aalguns setores da economia já se mostram eficazes. Segundoele, é uma amostra do quanto a carga tributáriabrasileira está elevada. “Apenas um leve ajuste, um levebenefício concedido, tem um poder de impacto tão fortesobre a economia”, afirmou.

O setor que apresentouo desempenho mais positivo foi o de refino, combustívelnuclear e álcool, cujas vendas subiram 7,40% em abril. Ele éfavorecido pela crescente produção da indústriaextrativa fluminense, à taxa de dois dígitos nosúltimos meses.

Em relaçãoao pessoal ocupado, o boletim Indicadores Industriais daFirjan, relativo a abril, revelou expansão de 0,20% na sériecom ajuste sazonal, em comparação ao mêsanterior, puxada por “outros equipamentos de transporte”, onde ascontratações subiram 4,15%. As horas trabalhadassubiram 2,2%, enquanto a massa salarial teve incremento de 1,4%.