Ensino Fundamental é etapa em que há menos professores com qualificação necessária

27/05/2009 - 21h06

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os anos finais doensino fundamental são a etapa em que há maisprofessores sem a formação mínima exigidaatuando nas salas de aula: 27%. Em toda a educação básica, opercentual de professores que apresentam a formaçãomínima requerida por lei para cada etapa varia de 73% a 87%, de acordo com o Censo Escolar de 2007. A educação básica está dividida emeducação infantil (creche e pré-escola), ensinofundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio. Segundo a Lei deDiretrizes e Bases da Educação, aos professores doensino médio e das séries finais do ensino fundamentalé exigida a formação em nível superior,em curso de licenciatura. Para os docentes que lecionam em turmas daeducação infantil ou nos anos inciais do ensinofundamental é admitido nível médio na modalidade normal ou magistério. Para a secretáriade Educação Básica do MEC, Maria do PilarLacerda, os altos percentuais de professores com formaçãoadequada representa um esforço das redes municipais eestaduais para cumprir a LDB. “É um indicativo muitointeressante. O que temos de ter como meta é que todos osprofessores podem aumentar a sua formação”, afirmou. Amanhã (28), o MEC lança um Plano Nacional de Formaçãode Professores e outras medidas para qualificar os profissionais darede pública de ensino. O ensino médio tem omaior percentual de docentes com a formação adequada:87% do total, o que representa 360 mil professores com licenciatura. A etapa, entretanto,sofre de um fenômeno específico: apesar de osprofessores terem a escolaridade mínima exigida por lei paraatuarem no ensino médio, parte deles não tem formaçãona área em que leciona. Dentre as disciplinas analisadas pelo censo, física é a que apresenta o menor númerode professores com cursos de formação específica:54% deles são graduados em outras áreas. Segundo Pilar, a faltade formação adequada aparece de duas formas nas salasde aula: “Você tem o professor que é formado em matemática, tem licenciatura, mas dá aula de Física.O que falta a ele é o conteúdo específico. NoPlano de Formação, ele terá acesso a essasegunda licenciatura. E você tem o engenheiro que dáaula de matemática. Nesse caso ele terá acesso a umaformação pedagógica”, explica. Matemática, artes e química também apresentam um alto percentual deprofessores formados em áreas diferentes daquelas queministram aulas: 40%, 44% e 38%, respectivamente. Educação física é a disciplina que conta com o maior númerode professores formados na área adequada atuando nas escolas:77,2%.A secretáriaacredita que é preciso criar estratégias como o pacote de medidas para o magistério para valorizar a carreira e  atrair os jovens talentos para as salas de aula. “Em física você tem outras opções de atuaçãobem mais atrativas, como grandes laboratório e indústrias,institutos e pesquisas. Eles buscam esses recém-formados. Oque a gente precisa é tornar a carreira de professor maisatraente”, aponta.