Greve deixa sem vigilantes prédios públicos em Brasília

26/05/2009 - 11h01

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oprédio do Ministério da Fazenda amanheceu praticamente sem segurançahoje (26), devido à greve da categoria deflagrada às 21h de ontem. De aproximadamente 60 vigilantes que fazem a proteçãodo prédio central apenas quatro permanecem trabalhando.

Dos trêsseguranças designados para a portaria do ministro GuidoMantega apenas um permanecia de plantão até as9h em dupla com um ascensorista. O Ministério da Fazenda informou que 30 agentes de segurança,funcionários do quadro foram destacados para pontos críticos daadministração.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes, Vicente Lourenço de Oliveira, o movimento atinge todo o DistritoFederal e não só o governo federal, mas também olocal, como a vigilância bancária e os hospitais.

Oliveirainforma que são 15 mil trabalhadores e que 80% da categoria jácruzaram os braços. Os trabalhadores querem 15% de reajustesalarial e o aumento do vale-refeição de R$ 9,50 paraR$ 15. As outras cláusulas reivindicadas pela categoria jáforam atendidas.

A PolíciaMilitar do Distrito Federal foi alertada sobre a situaçãoprecária da segurança nos prédios federais ereforçou o efetivo na região, segundo informaram algunsagentes próximos ao prédio central do Ministérioda Fazenda.

O majorRobson Rodrigues, responsável pelo policiamento central naCapital Federal, no entanto, disse que o reforço na Esplanadados Ministérios é apenas para manter a segurançadurante a manifestação do movimento Grito da TerraBrasil. Por questões de segurança, ele não podeinformar quantos policiais foram convocados para a operação.