Governo leiloa contratos para aquisição de 132 mil toneladas de arroz

25/05/2009 - 19h20

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento(Conab) leiloará amanhã (26) 4.888 contratos de opçãopara 132 mil toneladas de arroz de cooperativas e produtores do RioGrande do Sul e de Santa Catarina. Adquirindo os contratos, osrizicultores garantem, antecipadamente, a venda do produto, a serentregue no dia 1° de outubro.

Grande parte dos contratos, 4.444, serádestinada a rizicultores gaúchos, os maiores produtoresnacionais do cereal, enquanto o restante, 444, vai para SantaCatarina. O governo lança contratos de opção devenda para garantir a sustentação dos preçospagos ao produtor. No momento de vencimento do contrato, osrizicultores têm a opção de entregar a produçãoà Conab ou negociar no mercado, caso os preços estejammelhores.

De acordo com a Conab, cada contratoprevê a venda de 27 toneladas de arroz por R$ 16.389, o querepresenta um valor de R$ 30,35 por saca de 50 quilos. O prêmiode abertura a ser pago pelo produtor é de 0,5%,podendo aumentar dependendo da procura pelos contratos.

Segundo osuperintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Carlos Farias, atendência é que os produtores continuem procurando peloscontratos. “A expectativa é que osprodutores mantenham o interesse nos leilões, já que omercado vem praticando preços inferiores aos estabelecidospelos contratos”, afirmou por meiode nota.

O produtor interessado em comprar ospapéis devem procurar uma das 25 bolsas de mercadoriashabilitadas pela Conab e autorizar um corretor a fazer a operaçãoem seu nome. A lista com as instituições autorizadasestá na página oficial da estatal na internet.

Este ano o governo já negociou9.164 contratos, totalizando 247,43 mil toneladas de arroz queabastecerão os estoques públicos caso os rizicultoresresolvam exercer seu direito de venda ao governo.

Representantes dos rizicultores gaúchosse reunirão amanhã (26) com o presidente da Conab, WagnerRossi, o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, JoséCarlos Vaz, e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, emencontros separados, para discutir os mecanismos de comercializaçãoda safra 2009 e possíveis apoios governamentais para amenizaros prejuízos que, segundo eles, teriam sido causados pelaqueda nos preços do cereal.

Segundo o deputado Luis CarlosHeinze (PP-RS), representantedo setor na Câmara dos Deputados,o governo precisa reavaliar a importaçãode arroz de países vizinhos e abrir novos mercados para oproduto nacional. “Exportação é um dasnossas soluções, nós temos que continuarexportando. O arroz brasileiro está se firmando no exterior”,afirmou.