Refugiados palestinos protestam para sair do Brasil, mas governo e ONU negam falta de assistência

22/05/2009 - 20h55

da Agência Brasil

Brasília - Um grupo de palestinos refugiados noBrasil protestou hoje (22) para deixar o país alegandodificuldades de adaptação e falta de apoio do AltoComissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur)e do governo brasileiro para a permanência no país. O Acnur nega as acusaçõese informa que os refugiados palestinos são beneficiáriosde um programa de assistência.

O protesto reuniu cerca de 20palestinos em frente ao Ministério das RelaçõesExteriores. O advogado e coordenadornacional do Movimento Democracia Direta, Acilino Ribeiro, disse que o grupoquer deixar o Brasil e seguir para a Europa. “A maioria dasfamílias deles está lá. Eles têm irmãos,pais tios, primos. Qualquer país da Europa é tranquilopara eles.”

O advogado argumentou que osrefugiados tiveram problemas de adaptação no país. "Os refugiados não tiveram, por exemplo, o mínimo de seis meses de[adaptação à] cultura local,alfabetização, aulas, para que conhecessem oportuguês. Depois, eles começaram a sentir dificuldadeporque foram assentados distante de outras comunidades palestinas.”

Segundo o Acnur, o grupo queparticipou da manifestação é beneficiado peloPrograma de Reassentamento Solidário, implementado pelogoverno brasileiro em parceria com a sociedade civil. “Eles recebemapoio para sua integração no país – o queinclui assistência financeira por período limitado,casas alugadas e mobiliadas, aulas de português e assistênciasocial, além de apoio para inserção no mercadode trabalho”, segundo nota assinada em conjunto com o ComitêNacional para os Refugiados (Conare), ligado ao Ministério daJustiça.

A agência da ONU informou que, na verdade, alguns refugiados preferiram deixar o programa. “Eles optaram porabandonar suas residências custeadas pelo programa nas cidadesde reassentamento para vir a Brasília.” O Acnur afirma quemanteve o apoio aos refugiados e, junto com o governo brasileiro e asociedade civil, ofereceu “diversas soluções” paraas demandas do grupo.

Com o protesto de hoje, o advogadodisse que espera que o governo brasileiro auxilie na negociaçãopara a ida dos palestinos para a Europa. Segundo o Acnur, atransferência dos refugiados para outro país depende de“decisões soberanas dos países que possuam este tipode programa [de assistência]”.