PF prende 14 suspeitos de tráfico de trabalhadores chineses para o Brasil

22/05/2009 - 19h00

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (22) 14 pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa internacional especializada em tráfico de pessoas. O líder do grupo, suspeito de introduzir ilegalmente trabalhadores chineses no Brasil, Zhu Ming, foi detido em São Paulo, onde mais uma pessoa ligada ao grupo também foi presa. Mais 12 prisões ocorreram em Rondônia.

Ao cumprir os 14 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensãoexpedidos pela Justiça Federal, a PF também apreendeu R$ 84 mil na casaque Ming mantinha em Recife (PE) e mais R$ 124 mil em sua casa em SãoPaulo. Também foram encontrados ainda instrumentos para a falsificaçãode passaportes e duas notificações originais para a saída de chinesesdo Brasil. As notificações haviam sido expedidas pela Delegacia daPolícia Federal, em Vilhena.

Os membros da organização responderão pelos crimes de formação de quadrilha e por manter trabalhadores em condições análogas a de escravidão. As penas podem chegar a 11 anos. Os suspeitos podem ficar presos, em caráter preventivo, atéo julgamento.

Segundo a nota divulgada pela PF, as investigações que desencadearam a Operação Da Shan (referência à província chinesa de Fujan, no Sul da China, origem da maioria dos trabalhadores) começaram em 2008, após as prisões em flagrante realizadas nas cidades rondonenses de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

Os chineses foram flagrados usando passaportes com carimbos de visto de entrada falsificados. A partir daí, as autoridades brasileiras descobriram que um grande número de imigrantes entravam ilegalmente no país por Rondônia. A rota usada passava ainda pela Holanda, Peru, Equadore e Bolívia.

De acordo com a PF, o grupo criminoso liderado por Ming (também conhecido por Tony) é composto por aliciadores - os chamados coiotes - que atraem as pessoas com promessas de trabalho.